-
Arquitetos: beef architekti
- Área: 296 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Matej Hakár
-
Fabricantes: EQUITONE, Andreu World, BoConcept, Case Furniture, Desalto, Gan, Griesser, HAY, Molto Luce, Nesia, Reynaers Aluminium, Woodlife Flooring, Zeitraum, prostoria
Descrição enviada pela equipe de projeto. Abraçando a vida entre espaços internos e externos - Nos arredores de Trnava, Eslováquia, um novo bairro residencial está se desenvolvendo. O típico traçado de ruas que se entrelaçam em um tabuleiro de casas leva a vastos terrenos oferecendo vislumbres da beleza natural próxima. Aqui, encontramos espaço amplo para nutrir o conceito de uma casa no nível do solo conectada de forma contínua ao seu jardim. Velada sob a superfície da fachada, que define a forma quadrada da casa, esconde-se uma estrutura interna intricada. Rompendo com a planta convencional de uma casa compacta expandida por terraços, emerge uma paisagem residencial aberta, com zonas de amortecimento estendendo organicamente os espaços interiores em direção ao jardim.
A fundação de paredes monolíticas mutuamente deslocadas e vidro forma uma composição que se abre ou se fecha em resposta à orientação em direção aos pontos cardeais, à necessidade de privacidade e conexão com o exterior. Estruturas exteriores estendidas ultrapassam o perímetro por um intervalo de dois a cinco metros, preenchendo o espaço conceitual da planta quadrada e expandindo a área de estar da casa para os "quartos ao ar livre". O espaço, com a opção de sombreamento adicional através de telas, cria um ambiente ideal para estadias mesmo nos meses quentes de verão. Introduzindo luz no layout profundo, há um átrio que apoia o conceito de integração da vida interior com o exterior, mantendo a privacidade dos vizinhos.
A intenção era criar uma estrutura espacial generosa com um eixo visual contínuo, que vai da entrada até o jardim. Por exemplo, há uma garagem espaçosa, conectando-se perfeitamente com a entrada e o exterior através de conexões de vidro inteligentes. A qualidade técnica meticulosa do espaço facilitou a adaptação contínua de uma parte dele em uma academia em casa. Ao entrar no espaço aberto, você passa pela ala de hóspedes com suas comodidades. A materialidade robusta do bloco técnico, adornado com revestimento de madeira à direita, cria um contraste marcante com o átrio aberto.
Em ambos os lados, a área de estar é bem iluminada com amplas janelas voltadas a sudoeste - em direção ao jardim e ao átrio adjacente, abrangendo a sala de estar, área de jantar e cozinha. Portas de vidro deslizantes esfumaçam a fronteira entre interior e exterior. Durante os meses de verão, a vida se desloca em grande parte para o espaço sombreado do terraço. O sistema de construção espelha o layout, com paredes monolíticas de carga complementadas por dois pilares de aço. A laje exterior estendida é construída com estruturas de aço sutis, integrando sombreamento e iluminação. A pureza da fachada é enfatizada por molduras de vidro embutidas e uma mistura de revestimento de fibrocimento, enquanto o telhado adornado com vegetação adiciona um toque natural.
O "princípio da galeria" do design de interiores enfatiza as qualidades espaciais da casa. As superfícies extensas das paredes, pisos e móveis embutidos são articuladas através de uma brincadeira entre texturas de materiais. Superfícies lisas são alternadas com acabamentos texturizados, criando um jogo de contrastes. O espaço aberto é complementado por algumas peças de mobiliário independentes - como a ilha da cozinha com uma adega. Portas e espaços de armazenamento são integrados perfeitamente nos móveis embutidos.
Nossa prioridade, como em nossos projetos anteriores, permanece no uso de materiais em sua forma natural. A casa se destaca em seu contexto local por sua austeridade e pureza, resultado de nossa dedicação em refinar a forma final. A elegância está dentro do design espacial, acentuada pela abundante luz natural e superfícies limpas. O resultado não teria sido possível sem o entendimento mútuo e visão compartilhada com o cliente.